Paisagem cultural: compreendendo o termo
O termo paisagem no geral nos remete ao cenário natural de um lugar, onde o que predomina são os elementos da natureza local sem grandes transformações. Entretanto, quando este sofre alterações consideráveis pela mão do homem, transformações do tipo não natural e reconhecíveis, este ambiente passa a ser chamado de paisagem cultural.
Paisagem cultural traduz a interação desse meio natural com diversos tipos de impressões que o homem causa sobre ele, desde edificações particulares, suas aglomerações num nível mais denso, até processos agrícolas, industriais, bélicos e históricos. Entretanto, pode ocorrer uma interação não muito clara ou não muito bem articulada de modo que é possível identificar a separação, onde um elemento cultural pode estar inserido numa paisagem natural, ou mesmo um elemento de paisagem natural pode, da mesma forma, estar inserido numa paisagem cultural.
Esses dois ambientes, com suas caraterísticas particulares, possuem tempos e formas distintas de evolução: nota-se, portanto, um descompasso da evolução de ambos. A paisagem cultural, através do desenvolvimento das tecnologias humanas, apresenta caráter de evolução muito mais acelerado e cada vez mais concentrado, enquanto que o natural tem um processo muito mais lento e discreto. Com isso, as paisagens naturais diminuem cada vez mais em relação às paisagens culturais, criando a necessidade de atenção para sua destruição e da criação de um modo mais respeitável de unir essas duas paisagens e seus processos construtivos.
Depreende-se, portanto, que a paisagem cultural é de extrema importância para a compreensão do espaço e do lugar, pois contém traços e evidências de muitos fatos desde o passado até o momento presente da interpretação desta. Pode conter elementos que definam geologicamente uma topografia, porque o clima resultante de um lugar é de determinada forma, como a fauna e a flora locais se desenvolveram com base em tais condições e como todas essas características citadas moldaram a inserção de elementos pelo homem, além de como tais elementos se desenvolveram concomitantemente com essa paisagem prévia, seguindo juntos até o presente, se influenciando.