top of page

Bacias Hidrográficas


A bacia hidrográfica é usualmente definida como a área na qual ocorre a captação de água (drenagem) para um rio principal e seus afluentes devido às suas características geográficas e topográficas.Os principais elementos componentes das bacias hidrográficas são os “divisores de água” – cristas das elevações que separam a drenagem de uma e outra bacia, “fundos de vale” – áreas adjacentes a rios ou córregos e que geralmente sofrem inundações, “sub-bacias” – bacias menores, geralmente de alguma afluente do rio principal, “nascentes” – local onde a água subterrânea brota para a superfície formando um corpo d’água, “áreas de descarga” – locais onde a água escapa para a superfície do terreno, vazão, “recarga” – local onde a água penetra no solo recarregando o lençol freático, e “perfis hidrogeoquímicos” ou “hidroquímicos” – características da água subterrânea no espaço litológico.

Às vezes, as regiões hidrográficas são confundidas com “bacias hidrográficas”. Porém, as bacias hidrográficas são menores – embora possam se subdividir em sub-bacias (por exemplo: a bacia amazônica contém as sub-bacias hidrográficas dos rios Tapajós, Madeira e Negro), e as regiões hidrográficas podem abranger mais de uma bacia.

http://www.infoescola.com/hidrografia/bacia-hidrografica/

Bacias Hidrográficas Rurais

As bacias em áreas rurais apresentam extensas áreas de cultivo ou pastagens e podem mostrar alterações na qualidade das águas e nos regimes de escoamento em função da alteração da cobertura vegetal. O solo exposto aumenta as perdas por evaporação direta, gerando perda excessiva de umidade dos solos e eventual necessidade deirrigação.


Exemplo de Bacia Rural: Bacia hidrográfica do Arroio Lajeado Ferreira, Arvorezinha-RS. Fonte: Dalbianco, 2013.

Bacias Hidrográficas Urbanas

À medida que a população cresce e as manchas urbanas aumentam desordenadamente e sem planejamento, com novas áreas sendo ocupadas a cada dia, este desenvolvimento geralmente significa aumento da impermeabilização do solo pela pavimentação das ruas e lotes, construção de moradias e outras obras de infraestrutura. Na mesma proporção crescem em significância os aspectos ambientais relacionados à geração de esgotos domésticos, efluentes industriais, resíduos sólidos urbanos e industriais, e à emissão de poluentes atmosféricos.


Exemplo de Bacias Urbanas: Bacia do Arroio Dilúvio e do Arroio Capivara

Posts  
 Recentes 
bottom of page